Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Urbanização Tardia



Urbanização é um processo do aumento da população urbana e diminuição da população rural (êxodo rural) em função do desenvolvimento de uma atividade econômica. No século XX, é a atividade industrial que desencadeia o processo de urbanização.
Além disso, podemos entender a urbanização como mudança no modo de vida urbano e rural. No caso da urbanização tardia, muitas pessoas saíram do campo para ir trabalhar na cidade, que depois de 1950, recebia um fluxo muito grande de pessoas que iam trabalhar nos projetos impostos pelas filiais das empresas transnacionais, que visavam lucrar mais com mão de obra barata, causando muitas conseqüências na urbanização tardia dos países emergentes. Houve um prazo muito curto para as cidades se urbanizarem objetivando atender as indústrias, portanto, há muitas pessoas concentradas em poucas cidades, as quais ainda não estavam prontas para abrigar tantas pessoas, sem muitas condições de moradia, educação, transportes, etc., causando um sério prejuízo: as favelas. Estas acabaram surgindo, pois nas cidades “mal-orgaizadas” as riquezas acabaram ficando nas mãos de poucos, por causa da industrialização, que impunha várias regras, alterando, não só o modo de vida, como o modo de produção industrial.
Ou seja, podemos considerar a industrialização, como motor da urbanização, pois como a industrialização tardia, que ocorreu na segunda metade do século XX, nos países, hoje considerados emergentes, que apenas receberam as tecnologias desenvolvidas e as filiais das grandes empresas, muitas vezes sem poder decidir nada, urbanizaram-se de outro modo, o qual causou um grande fluxo populacional pobre e trabalhador nas filiais das empresas transnacionais, e que sem um recurso salarial muito bom, tiveram que se mudar para residências muito simples, muitas vezes sem acesso à educação, saúde e uma qualidade de vida aceitável.
Na imagem, podemos ver que há uma alta concentração de pessoas, mas há também a desigualdade social, mostrada nas favelas e nos luxuosos prédios.

Texto adaptado pela aluna Maria Luiza T. O. Marques, nº23.
Fonte: livro de geografia: Olhar Geográfico, 7ªsérie e aulas de geografia da professora Mércia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário